EDITORA LANDMARK ATENTA CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

POEMARGENS MANIFESTA TODO O SEU APOIO A DENISE BOTTMANN

Acusada de plágio pela blogueira Denise Bottmann com argumentação irrefutável, a Editora Landmark ingressou na justiça, solicitando segredo de justiça para abafar a repercussão da denúncia. Além disso, a referida empresa teve a cara de pau de pedir a retirada do blog Não Gosto de Plágio da internet.

O ato de retaliação da editora é um gesto de terrorismo editorial, um atentado à livre manifestação do pensamento e uma estratégia para desviar a atenção da justiça sobre a ação ilegal promovida pela prática de traduções piratas, nas quais os nomes de tradutores mortos são substituídos por tradutores fantasmas para engordar o lucro dos negociantes de livros.

Publico depoimento da autora da denúncia. Acompanhe a questão com mais detalhes no blog da Denise Bottmann. O endereço é: http://naogostodeplagio.blogspot.com/

23/02/2010

justiça e internet

sexta-feira recebi uma carta de citação da quarta vara cível de são paulo.

numa ação movida pela editora landmark e pelo sr. fábio cyrino, estou sendo processada por pretensas calúnias contra os reclamantes, por ter publicado no nãogostodeplágio provas mostrando a prática de plágio nas traduções de persuasão, de jane austen, e o morro dos ventos uivantes, de emily brontë, ambas publicadas pela referida editora em 2007.

além de vultosa indenização por pretensos danos morais e materiais, os reclamantes solicitaram:
- "publicidade restrita", isto é, que o processo corresse em sigilo de justiça,
- a remoção do blog nãogostodeplágio da internet, invocando o "direito de esquecimento",
- "antecipação dos efeitos da tutela de mérito", isto é, que a justiça determinasse a remoção imediata do blog antes da avaliação do mérito da ação impetrada.

o juiz, em seu despacho, não determinou segredo de justiça e negou a antecipação de tutela, por considerar que se trata de uma questão complexa, envolvendo discussão a respeito da liberdade de expressão e crítica na internet, sendo necessária uma análise mais apurada dos fatos para verificar a verossimilhança das alegações.

entre as variadas reações extrajudiciais e judiciais que tenho enfrentado a partir das denúncias feitas aqui no nãogostodeplágio, esta é a primeira que solicita a remoção do blog.

isso, a meu ver, extrapola o campo em que devo me defender contra acusações de pretensa denunciação caluniosa e adquire envergadura mais ampla. estamos aqui numa seara muito mais delicada e fundamental, a saber, a simples e básica necessidade de constante defesa do estado de direito, contra tentativas de amordaçamento e atropelo das garantias democráticas da sociedade.

Comentários

  1. quatro pesos-pesados da tradução literária no brasil - heloisa jahn, jorio dauster, ivone benedetti e ivo barroso - numa generosa iniciativa de solidariedade juntaram esforços e redigiram um manifesto sobre o processo da landmark contra mim e o nãogostodeplágio.

    encontra-se em http://apoiodenise.wordpress.com/, e os dispostos a subscrevê-lo encontram o link do abaixo-assinado no próprio apoiodenise ou diretamente em http://www.petitiononline.com/Bottmann/petition.html

    sua adesão a esta manifestação seria de muita importância, e agradeceria muito se vc pudesse publicar o texto ou os links do manifesto e divulgar entre seus contatos.

    obrigada,

    denise bottmann

    ResponderExcluir

Postar um comentário