MORRE JOSÉ SARAMAGO
























Morreu hoje, por volta das 8:00 h, logo após o café da manhã, o único autor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel. Todos ficamos órfãos.
Conhecido mundialmente por sua produção ficcional, José Saramago também foi poeta. 
Publicamos abaixo, como homenagem, um poema do autor.


DECLARAÇÃO


Não, não há morte.
Nem esta pedra é morta,
Nem morto está o fruto que tombou:
Dá-lhes vida o abraço dos meus dedos,
Respiram na cadência do meu sangue,
Do bafo que os tocou.
Também um dia, quando esta mão secar,
Na memória doutra mão perdurará,
Como a boca guardará caladamente
O sabor das bocas que beijou.

(In: Os poemas possíveis)

Comentários

  1. Faz parte da vida, a morte. Ele sabia, e como!

    Cumpriu verdadeiramente sua missão.

    Ganhamos nós seus leitores, pois escritores bons e poetas se eternizam.

    Bela escolha para lembrar Saramago!

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  2. Ponho-me a pensar o pesar da tua falta!


    José de Souza Saramago o gênio de uma geração e inventor de estilos. Porque não dizer; o mago, o Saramago da literatura. Que não se deleitou com Ensaio sobre a Cegueira? Lindo livro e contundente como seu autor. Pessimista é claro, realista, metafórico. Um exemplo para humanidade, porque, sua preocupação com a humanidade vai fundo, e essa, é sua marca registrada. Esse é Saramago.
    O gênio nascido em 16 novembro de 1922 em Azinhaga, Golegã. Distrito de Santarém Portugal. Não fazia idéia do legado que deixaria para o mundo. Nem tinha si quer suspeita, que viria a ser, um dos mais importantes escritores de nossa hera! E quando recebeu O Prêmio Nobel de Literatura em 1998, o prêmio mais homejado pela classe literária - Ele apenas falou; dedico esse prêmio ao homem mais sábio que conheci ao meu avo, que era analfabeto!
    Vieram Os Prêmios Camões, as palestras e o reconhecimento. Suas obras sempre ressaltando o homem simples e o pensamento sobre estar no mundo. Indignado com a situação do homem na sociedade e com a injustiça. Saramago um profeta dos novos tempos, rebelde e aniquílador do capitalismo global. Visionário irremediável, sempre em busca da justiça social. Membro do partido comunista Português, em que foi Diretor Adjunto e fundador da Frente Nacional Para a Defesa da Cultura (FNDC).
    Reflexões Saramagoianas: “Acho que na sociedade atual falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que sem idéias não vamos à parte alguma”.
    A sua religião, mas que religião? Jesus é uma pessoa normal, e não é filho de Deus, e sim de José. Teve relações amorosas com Maria Madalena. Esse é o Saramago cético, nem tanto, realista e empírico. E por causa dessas idéias brilhantes, se auto-exilou nas Ilhas Canárias em Lazarote. O proscrito, blasfemador, cético e comunista. Então ele agora, ascende como um grande mago, o nosso Saramago. Andarilho em Lazaronte, ainda vai mais longe - Bonito ver aquele ancião que chegou há poucos dias na Ilha? - Quem? - O eremita sábio, o mago, Saramago!
    Dizem os estudiosos que desde Kafka, Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, ainda não tinham lido ninguém com originalidade e capacidade de prosa. E Saramago é; consciência e maestria em seus romances, na ficção e poesia. Sua letra rítmica dança entre os parágrafos que quase nem existem, assim como as vírgulas e pontos. Literatura água corrente feito rio, fluindo em imagens e signos universais.
    Saramgo foi-se, ateu, cético, pessimista e comunista. Mas foi convicto de que era isso mesmo. Tinha tanta convicção, até mais, que muitos religiosos que conhecemos. Até mesmo, de muitos ateus que conhecemos aqueles que na hora H recorrem a Deus.
    Parafraseando Guimarães Rosa; Saramago não se foi, apenas ficou Encantado...

    Ass, Agathe

    ResponderExcluir
  3. Zantoc, você acertou em cheio na escolha do texto para homenagear Saramago dá pra aliviar a tristeza dos leitores, pois os versos expressam a percepção de José Saramago sobre aquilo que chamamos de morte, e ele -como era de se esperar- diz não haver.

    ResponderExcluir
  4. A literatura de Saramago já o eterniza.
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente, 2010 tem sido um ano triste para a literatura.

    ResponderExcluir
  6. saramago - em meu peito, esta lacuna...

    coloquei teu blogue entre os favoritos - quando puderes, vai ao "tanto mar".

    ah - gostei de saber que és especialista em cacaso e hilda hilst - poetas de respeito!

    abração

    ResponderExcluir
  7. Muito prazer em revê-lo.

    Eu já o tinha visto antes.
    Em sonhos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog. Obrigada pelo convite para conhecê-lo. Serei visita constante.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas postagens no teu blog, inspirador. A poesia em boas e hábeis mãos,

    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Vim a convite, gostei muito do que li.

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por convidar-me a vir conhecer o teu rico blog, poeta.
    Aprecio, sim, poesia, já que sou professora de Literatura, com muito orgulho e amor e zelo e dedicação...
    Ando cuidando de outras missões, agraciadamente confiadas a minha pessoa, e logo que tudo normalizar, voltarei aos blogs, e virei ver tuas produções conforme quero. Portanto,aguarde-me!
    Por enquanto, te parabenizo pela bela escolha de Hilda Hilst para tua tese de doutorado. Excelente!
    Um abraço da nova amiga.
    Graça

    ResponderExcluir
  12. Opa, adoro sim, mto!!! Obrigada e meus parabéns pelos textos e por conhecer o seu espaço, gostei daquí, apareça tbm lá no meu... saudações marítmas \o/ Bjãooo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário