Ruy Belo

 


Ruy Belo foi um poeta de grande representatividade na poesia portuguesa contemporânea, além de ensaísta e crítico literário. Com formação nas áreas do Direito e de Letras, teve seus nove livros publicados entre 1961 e 1978, ano de sua morte, sendo sua última obra, Despeço-me da terra da alegria preparada pelo autor em 1977, mas lançada somente após seu falecimento. Sua obra poética, em Portugal, foi publicada pela Editorial Presença e pela Assírio & Alvim e os textos críticos e ensaísticos foram reunidos em um volume chamado Na Senda da Poesia. No Brasil, seus nove livros de poemas saíram separadamente pela editora 7 Letras, sob coordenação criteriosa de Teresa Belo, viúva de Ruy Belo, e do poeta Gastão Cruz.

 

O valor do vento

 

Ruy Belo

 

Está hoje um dia de vento e eu gosto do vento

O vento tem entrado nos meus versos de todas as maneiras e

só entram nos meus versos as coisas de que gosto

O vento das árvores o vento dos cabelos

o vento do inverno o vento do verão

O vento é o melhor veículo que conheço

Só ele traz o perfume das flores só ele traz

a música que jaz à beira-mar em agosto

Mas só hoje soube o verdadeiro valor do vento

O vento actualmente vale oitenta escudos

Partiu-se o vidro grande da janela do meu quarto

 

In Todos os poemas, Assírio & Alvim.

Comentários

  1. Nice post thank you Panurak

    ResponderExcluir
  2. Poetas e poemas, frutos da videira, de terras lusitanas, são o que de bom há em nossa literatura. Um abraço. Venha conhecer meu blog recém criado chamado Vozes de Minha há Alma.

    ResponderExcluir
  3. Sua postagem foi uma mistura fantástica de informação e entretenimento. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário